Criar um Site Grátis Fantástico

A JUMENTA DA BIBLIA QUER SABER????

A JUMENTA DA BIBLIA QUER SABER????

 

VAMOS APRENDER COM O JUMENTO!!

04:48 PM, 7/3/2009 .. Postado em IGREJA CRISTÃ MISSIONÁRIA DEUS FORTE .. Link

 

                                                                              

EXÊDO  20 Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Deus na sua mão.

Exo 20:17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Exo 21:33 Se alguém abrir uma cova, ou se alguém cavar uma cova, e não a cobrir, e nela cair um boi ou um jumento,

Exo 22:4 Se o furto for achado vivo na sua mão, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagará o dobro.

Exo 22:9 Sobre todo o negócio fraudulento, sobre boi, sobre jumento, sobre gado miúdo, sobre roupa, sobre toda a coisa perdida, de que alguém disser que é sua, a causa de ambos será levada perante os juízes; aquele a quem condenarem os juízes pagará em dobro ao seu próximo.

Exo 22:10 Se alguém der a seu próximo a guardar um jumento, ou boi, ou ovelha, ou outro animal, e este morrer, ou for dilacerado, ou arrebatado, ninguém o vendo,

Exo 23:4 Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás.

Exo 23:5 Se vires o jumento, daquele que te odeia, caído debaixo da sua carga, deixarás pois de ajudá-lo? Certamente o ajudarás a levantá-lo.

Exo 23:12 Seis dias farás os teus trabalhos mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro.

Num 16:15 Então Moisés irou-se muito, e disse ao Senhor: Não atentes para a sua oferta; nem um só jumento tomei deles, nem a nenhum deles fiz mal.

Deu 5:14 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;

Deu 5:21 Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Deu 22:3 Assim também farás com o seu jumento, e assim farás com as suas roupas; assim farás também com toda a coisa perdida, que se perder de teu irmão, e tu a achares; não te poderás omitir.

Deu 22:4 Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.

Deu 22:10 Com boi e com jumento não lavrarás juntamente.

Deu 28:31 O teu boi será morto aos teus olhos, porém dele não comerás; o teu jumento será roubado diante de ti, e não voltará a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos, e não haverá quem te salve.

Jos 6:21 E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento.

Jos 15:18 E sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do seu jumento; então Calebe lhe disse: Que é que tens?

Jui 1:14 E sucedeu que, indo ela a ele, a persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do jumento, e Calebe lhe disse: Que é que tens?

Jui 15:15 E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens.

Jui 15:16 Então disse Sansão: Com uma queixada de jumento, montões sobre montões; com uma queixada de jumento feri a mil homens.

Jui 19:28 E ele lhe disse: Levanta-te, e vamo-nos, porém ela não respondeu; então, levantando-se o homem a pôs sobre o jumento, e foi para o seu lugar.

1Sa 12:3 Eis-me aqui; testificai contra mim perante o Senhor, e perante o seu ungido, a quem o boi tomei, a quem o jumento tomei, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho recebido suborno e com ele encobri os meus olhos, e vo-lo restituirei.

1Sa 16:20 Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho.

1Sa 25:20 E sucedeu que, andando ela montada num jumento, desceu pelo encoberto do monte, e eis que Davi e os seus homens lhe vinham ao encontro, e ela encontrou-se com eles.

1Sa 25:23 Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.

1Sa 25:42 E Abigail se apressou, e se levantou, e montou num jumento com as suas cinco moças que seguiam as suas pisadas; e ela seguiu os mensageiros de Davi, e foi sua mulher.

2Sa 17:23 Vendo, pois, Aitofel que se não tinha seguido o seu conselho, albardou o jumento, e levantou-se, e foi para sua casa e para a sua cidade, e deu ordem à sua casa, e se enforcou e morreu, e foi sepultado na sepultura de seu pai.

2Sa 19:26 E disse ele: Ó rei meu senhor, o meu servo me enganou; porque o teu servo dizia: Albardarei um jumento, e nele montarei, e irei com o rei; pois o teu servo é coxo.

1Re 2:40 Então Simei se levantou, e albardou o seu jumento, e foi a Gate, ter com Aquis, em busca de seus servos; assim foi Simei, e trouxe os seus servos de Gate.

1Re 13:13 Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento no qual ele montou.

1Re 13:23 E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.

1Re 13:24 Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.

1Re 13:27 Então disse a seus filhos: Albardai-me o jumento. Eles o albardaram.

1Re 13:28 Então foi, e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; e o leão não tinha devorado o corpo, nem tinha despedaçado o jumento.

1Re 13:29 Então o profeta levantou o cadáver do homem de Deus, e pô-lo em cima do jumento levando-o consigo; assim veio o velho profeta à cidade, para o chorar e enterrar.

2Re 6:25 E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata.

Job 6:5 Porventura zurrará o jumento montês junto à relva? Ou mugirá o boi junto ao seu pasto?

Job 11:12 Mas o homem vão é falto de entendimento; sim, o homem nasce como a cria do jumento montês.

Job 24:3 Do órfão levam o jumento; tomam em penhor o boi da viúva.

Job 39:5 Quem despediu livre o jumento montês, e quem soltou as prisões ao jumento bravo,

Pro 26:3 O açoite é para o cavalo, o freio é para o jumento, e a vara é para as costas dos tolos.

Isa 1:3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

Isa 32:20 Bem-aventurados vós os que semeais junto a todas as águas; e deixais livres os pés do boi e do jumento.

Jer 22:19 Em sepultura de jumento será sepultado, sendo arrastado e lançado para bem longe, fora das portas de Jerusalém.

 

Pesquisa de jumento na Bíblia (Almeida Corrigida e Revisada Fiel). Exibindo 51 - 55 de 55 versículos encontrados:
Clique nas referências para ler o capítulo inteiro.

Ose 8:9 Porque subiram à Assíria, como um jumento montês, por si só; Efraim mercou amores.

Zac 9:9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.

Luc 13:15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber?

Luc 14:5 E disse-lhes: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo?

2Pe 2:16 Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.

 

Menciona na Bíblia o jumento mostra o grande uso que desse animal se fazia em todos os tempos, nas terras de que trata a Bíblia. As referências a este animal podem, ultimamente, formar cinco grupos, em conformidade com os nomes hebraicos das diferentes espécies no original. l. o primeiro é o clamor, o nome ordinário do burro doméstico, macho ou fêmea, porém mais propriamente o macho. Nos países orientais é o burro um animal de mais valor do que entre nós - é mais corpulento, e se tem com ele todo o cuidado. Pode fazer uma jornada de um dia, andando a meio galope, e tem uma maneira viva e fogosa de caminhar. A raça é cuidadosamente selecionada, valendo 40 libras (entre 500 e 600 cruzeiros) um burro da Síria, quando tenha sido bem tratado. A cor e as marcas do burro doméstico são quase as mesmas por toda a parte, sendo a cor parda a mais geral. Há, contudo, na Síria uma variedade de jumentos brancos, de grande preço pela sua beleza, embora essa espécie seja de feição delicada. Somente reis e pessoas ricas montavam sobre este animal, que principalmente se criava nas cercanias de Bagdá e Damasco. Débora e Baraque dirigem-se aos poderosos de israel, dizendo-lhes: ‘vós os que cavalgais jumentas brancas’ (Jz 5.10). Entre os judeus montavam jumentos as pessoas de mais honra. os jumentos são também empregados na cultura das terras, e para transportarem cargas. Abraão foi num jumento desde Berseba até ao monte Moriá (Gn 22.3). *veja também Jz 10.4 a 12.14. As mulheres também montavam em jumentos. Acsa e Abigail são particularmente mencionadas, como passeando ou viajando assim (Jz 1.14 e 1 Sm 25.20). Ainda que o jumento era considerado animal de importância, não era empregado na alimentação, a não ser em tempo de fome (2 Rs 6.25), pois pertencia ao número dos animais imundos pela lei de Moisés, visto como não remói e tem casco inteiro. 2. A segunda palavra, athon, é sempre traduzida por mula ou jumenta. Balaão ia montado sobre uma jumenta (Nm 2L23) - a abastada sunamita albardou a sua jumenta para ir procurar o profeta Eliseu (2 Rs 4.24) - Saul andava em busca das jumentas de Quis (1 Sm 9.3) - e Jedias tinha a seu cuidado as jumentas de Davi (1 Cr 27.30). Eram mais valiosas do que os jumentos, e sabemos que parte da riqueza de Jó constava de mil jumentas (Jó 42.12). 3. o terceiro termo, aiir, significava sempre um jumento novo, freqüentemente usado para passeio (Jz 10.4 e 12.14). o nosso Salvador fez a sua entrada triunfal em Jerusalém montado sobre uma jumenta, vindo um jumentinho com ela. o animal escolhido não o foi por ser o tipo da mansidão, como geralmente se supõe, mas sim por ser considerado em certa elevação, e julgado, por isso, próprio para levar o Rei de israel (Mt 21.2,5,7). 4.5. o quarto e quinto termos, pere e arod, são invariavelmente aplicados ao jumento selvagem , ainda que provavelmente se achem indicadas duas espécies diferentes (Jó 39.5 - Sl 104.11 - is 32.14 - Jr 2.24 - Dn 5.21 - os 8.9). o burro selvagem já se não encontra na Palestina ou no monte Sinai, mas, pela freqüente menção que dele se faz no A.T., deve ter havido abundância desses animais naqueles tempos antigos. Todos os jumentos selvagem s são velozes corredores, e vagueiam sobre largas áreas à procura de pastagem.

Pr. Alexandre Augusto diz que:


Afirmação Teológica: Uma das maiores verdades deste texto bíblico é esta:
ESTE TEXTO VAI LHE TRAZER ABERTURA DE VISÃO ESPIRITUALÀ LUZ DO ESPÍRITO DE DEUS. ACREDITE!

“Através desta mensagem gostaria de levar você, amado irmão(a), a meditar na revelação que Deus me concedeu, para que você possa enriquecer sua vida espiritual para com Deus e reavaliar seus conceitos e de como você tem conduzido sua vida espiritual e suas atitudes para com o todo poderoso”.

“ESTA MENSAGEM IRÁ REVELAR A VOCÊ O SOBRENATURAL DE DEUS PARA COM O HOMEM, PELO MINISTÉRIO DO AMADO ESPÍRITO SANTO”.

v. 24 - Este, pois, se foi (o profeta), e um leão o encontrou no caminho, e o matou; o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver
v. 28 - Então foi e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; o leão não o havia devorado, nem havia despedaçado o jumento.

Após meditar no texto de I Rs-13, perguntei ao Senhor.
“ Deus, porque o leão após matar o profeta, não o devorou, nem comeu o jumento e sim ambos, leão e jumento ficaram parados ao lado do cadáver do profeta?”.

Bem, para que possamos enriquecer nossos conhecimentos saibamos que a palavra a bíblia é um celeiro de mensagens e revelações de Deus para o homem. Pois senão, vejamos:
Existe 105 referências da palavra leão na bíblia;
104 referências da palavra cadáver;
71 referências da palavra jumento.

O LEÃO
Leão é símbolo de domínio, força, poder autoridade, e justiça, tendo na bíblia tantas referências.
?Leão é o senhor da selva;
?Leão é o mais forte dos animais;
?Leão tem autoridade sobre os outros animais;
?Leão tem um rugido, ou bramido que mete medo.

Outra coisa que me chamou atenção é o fato de que o leão não mata por diversão, só mata para comer ou se defender, o que não é o caso do relato desse texto bíblico, pois o profeta estava voltando para sua casa e a última coisa que ele queria encontrar era um leão, e se o leão estivesse com fome ele atacaria o jumento e não o profeta.
Como sabemos a figura do leão aparece na bíblia de três formas:
1º-O LEÃO NAS MÃOS DOS HOMENS
Em Daniel Cap.6, vemos os homens usando o leão para fazer suas justiças ao jogar pessoas naquela cova, e interessante é que quando jogam os adversários de Daniel na cova dos leões, diz a bíblia que antes que eles caíssem já eram despedaçados, devido a fome que os leões estavam, o que também nos mostra que leão come carne humana.

2º-O LEÃO NAS MÃOS DO DIABO
Este animal também é cobiçado pelo diabo (escrevo seu nome sempre com letra minúscula de propósito, por que ele é pequeno) como ferramenta para matar inocentes.
Em I Pedro 5:8, relata que o diabo anda como o leão, ao nosso derredor, tentando nos tragar.
Em I Sm 17, Davi relata ter matado um leão que veio contra suas ovelhas.
Em Nm 14, Sansão também mata um leão que atentou contra ele.

3º-O LEÃO NAS MÃOS DE DEUS
Como Deus é justiça, o leão não poderia aparecer de outra maneira, se na como a justiça ou juízo de Deus para com o homem e com satanás.
Em Ap. 5:5, quando o apóstolo João chorava, por saber que estava perdido, se ninguém rompesse os sete selos, um dos anciãos lhe diz que estava ali aquele que venceu, O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, ou seja, a redenção de Deus para com o homem.
Este é o caso da nossa mensagem, este leão de I Rs.13, é a justiça de Deus para com o profeta que ao desobedecer a Deus, voltando, comendo e bebendo naquele lugar, contra as ordens de Deus, colocou em dúvida a palavra de Deus.

O CADÁVER
Em Rm.6:23, diz que o “salário do pecado é a morte”, e desobedecer a Deus é pecar. O profeta havia recebido uma ordem de Jeová, e ao desobedecer colocando em dúvida a profecia da palavra de Deus, recebeu sua paga, a morte vinda através do leão da justiça e do juízo.
A bíblia também relata em muitas referências (Ez.20:43) de que o pecado contamina o homem, e contraria a Deus. Em II Co. 7:1, o apóstolo Paulo é feliz em nos exortar à purificação da imundícia da carne.
O profeta que nem nome tem, quero dizer nem foi relatado seu nome, estava contaminado pela desobediência à palavra de Deus, isso fez com que o leão, ou seja, o juízo de Deus, o matasse e não o comesse, pois sabemos que o juízo de Deus é puro e verdadeiro.

O JUMENTO
O jumento; o que teria a ver esse jumento com o contexto desse relato bíblico, pois aquele que deveria ser o almoço do leão, acaba por ficar livre, mas não tem medo do leão e fica ali junto ao corpo sem vida do profeta.
Jumento é um animal originalmente nativo do Oriente, também era um animal forte usado como transporte, pois vemos que em I Sm.25:18, Abigail vai encontrar com o Rei Davi colocando os presentes em jumentos. Em II Rs.4:24, a sunamita vai de Suném ao monte Carmelo, cerca de 40 km, montada em uma jumenta, para ter com Elizeu. Mas existem dois tipos de jumento, o domesticado e o selvagem;

JUMENTO SELVAGEM
O jumento selvagem (Gn.16:12) não obedece ninguém, vive a mercê de sua natureza, anda por lugares áridos, é solitário. Hoje é o que mais encontramos dentro das igrejas, crentes que não gostam de obedecer a seus pastores, não conhecem e nunca leram Hb.13:17. Estes qualquer hora encontrarão com o leão da justiça.


JUMENTO DOMESTICADO
Jô tinha 500 jumentas, (Jó.1:3) que lhe davam muito leite, e não precisa ser um retireiro, (homem da ordenha de leite) para sabermos que só se tira leite de jumenta mansa, e diga-se de passagem, leite de jumenta é riquíssimo em vitaminas, alguns dizem servir até como remédio.
José e Maria que estava grávida, foram de Nazaré a Belém (Lc.2:4e5) para o recenciamento.
Também sabemos que o nosso amado JESUS andou em um jumentinho (Mt.21:07).
Querido irmão, jumento domesticado é obediente. Era esse animal que o profeta morto pelo leão estava montando, um jumento obediente, manso, domesticado.

CONCLUSÃO:
Bem se o leão representa o juízo de Deus, o cadáver represente o servo desobediente e contaminado, então o jumento é a representatividade da obediência, o que me leva a crer que a minha pergunta, agora após essa maravilhosa reflexão, agora já tem resposta. Você se lembra da pergunta que me levou a receber esta revelação?
“ Deus, porque o leão após matar o profeta, não o devorou, nem comeu o jumento e sim ambos, leão e jumento ficaram parados ao lado do cadáver do profeta?”.
A resposta é que o leão do juízo, não comeu o profeta desobediente por que este estava contaminado, e também não comeu o jumento por que este era a obediência de Deus, senão vejamos:
“ O JUÍZO DE DEUS NÃO SE CONTAMINA, ANTES SENDO PURO”.
“ O SALÁRIO DO PECADO DO SERVO SEMPRE SERÁ A MORTE”.
“ A OBEDIÊNCIA A DEUS NOS LIVRA DO JUÍZO DE DEUS

 

 

 

MUITAS VEZES TEMOS QUE AGIR COM O COMPORTTAMENTO DE UMA JMENTA

05:28 PM, 7/3/2009 .. Postado em IGREJA CRISTÃ MISSIONÁRIA DEUS FORTE .. Link

 

[289603.JPG]

 

O livro de Números é pródigo em figuras enigmáticas, mas não fictícias. Uma delas aparece no capítulo 22, é Balaão, vidente, que profetizava com os olhos abertos, não era israelita. Este homem recebeu uma comissão do rei moabita Balaque. O pedido era urgente: amaldiçoar um povo desconhecido que estava acampado defronte dele. Eram numerosos e tinham a fama de destruir tudo pelo caminho. A transação envolvia dinheiro, muito dinheiro. Era a senha que Balaão precisava para obter a pretensão.

Balaão receou, pediu tempo, negaceou, mas o butim era farto. Os princípes dormiram em sua casa, esperando uma resposta favorável a Balaque, mas ela não veio. No outro dia Balaão lhes avisou que o povo israelita, aquele que estava diante do reino moabita, era inamaldiçoável (nem sei se existe esta palavra). Os mensageiros voltaram com a triste nova, e Balaque tornou a enviar mensageiros mais honrados que os anteriores. Não sabemos se na primeira visita os presentes foram aceitos.

Se Balaão fosse um verdadeiro homem de Deus, não deixaria este segundo grupo sequer entrar em sua casa, mas num jogo de cena disse que fizessem um novo teste com o Senhor. Diante de uma resposta contida do mesmo, que conhecia a intenção de Balaão e queria que este abençoasse o povo, ao invés de amaldiçoá-lo, os princípes foram despedidos, enquanto Balaão albardava sua jumenta e seguia ao encontro de Balaque. Dá até para imaginar sua pressa em atender o chamado do "home", bem diferente de Eliseu, que sequer veio receber Naamã, para não ser tentado por seus presentes.

No caminho a jumenta desviou para o campo, por razões até o momento inexplicáveis para Balaão, machucou seu pé quando este a fez voltar para a estrada apertada. Até que Deus abre a boca da jumenta, que repreende duramente o profeta, para, em seguida, abrir-lhe os olhos para que veja a ameaça que atemoriza o indefeso animal. Além das conotações incríveis do restante da história, que daria um bom livro ou centenas de posts, se é que já não o fizeram, há este incógnito animal. Daquele dia em diante a jumenta de Balaão se tornou uma metáfora para situações do cotidiano em que por meios absolutamente improváveis segundo os homens, Deus dá uma lição nos supostos justos de determinada situação.

A jumenta de Balaão fala quando os justos se calam. Não apenas o calar da voz, mas o assentir, a conivência impensável, a omissão gratuita, a auferição do lucro em troca de concordância, a ânsia de promoção pessoal. Várias vezes no cenário israelita apareceu uma situação em que os profetas eram comprados. Obtinham favores reais e se tornavam cegos para o que viam e surdos para o que ouviam. O suborno, a comida da mesa real, as instalações confortáveis, a luta pela sobrevivência, o medo do futuro os fazia calar.

Nossos dias não são diferentes. A jumenta de Balaão está sendo usada para falar a nós. Do bispo Cappio aos terroristas do World Trade Center, das comemorações consumistas natalinas aos homens bomba do Iraque, da mídia com seu apelo sexual aos homens objeto que só avaliam pelo que vêem ou pegam. Entretanto, a jumenta só fala em situações nas quais o dinheiro cega o profeta. Quando a recompensa se torna tão importante, que ele só mentaliza a experiência de se apossar da vantagem, usufruindo cada momento conquistado pela sua disposição em ser consagrado. Um prêmio por sua vocação.

Estas reinvindicações de nossos dias, sejam teologia da prosperidade, teísmo aberto, inserção na política partidária, mundanismo, abandono da oração, do jejum e da Bíblia, e milhares de outras novidades, nada mais são que jumentas de Balaão, que Deus tem permitido a apertar nossos pés, e jogar nossos projetos pelo ar. Se você não as está ouvindo, então seu caso é mais grave do que se pensa!

 

Daladier Lima

Evangelista, atua nas congregações da Assembléia de Deus, em Desterro e Arco-Íris, Abreu e Lima/PE. Casado com Eúde, pai de duas filhas, Ellen e Nicolly. Administrador e programador de computadores.

PENSO QUE MUITAS VEZES TEMOS QUE DIZER NÃO AO PECAR E EMPACAR PARA OS ERROS QUE COMENTEMOS E QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO JUSTIFICAVÉIS AS NOSSAS AÇÕES.PENSE NISTO!!!!

 

 

 

MATEUS 21 - ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM

1 E, QUANDO se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.
3 E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor os há de mister; e logo os enviará.
4 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
6 E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.
8 E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
9 E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!
10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?
11 E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.

INTRODUÇÃO:

Coloco-me na posição daquele jumento, que após toda uma vida de escravo, amarrado e sujo, desprezado e sofredor, de repente observa o quadro de sua vida mudar. Agora o jumentinho vê toda a cidade de Jerusalém na sua frente, o saudando com palmas, com a maior festa de todos os tempos. Qual seria a sua reação?
Certamente, na posição do jumento, ao ver todo aquele reboliço, muitos hoje receberiam toda aquela adoração, esquecendo que as glórias deveriam ser para Jesus Nazareno, e recebendo as glórias de Deus para si.
Deus nos abençoa, mas nunca devemos esquecer que as glórias são, e sempre serão, daquele que nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.

O PRIMEIRO ESTADO DA JUMENTA

MATEUS
“2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.
5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.”

Observamos nos versículos acima, a situação inicial do jumento. Podemos compará-la com a vida da humanidade antes de se reconciliar com o Criador. Observe:

Jesus inicia o versículo dois com “Ide à aldeia”. Da mesma forma, o ide foi dado aos discípulos. A aldeia representa o mundo, que acorrenta o homem pecador, tornando-o como animal de carga, porém o homem não foi criado para ser animal de carga, e assim encontra dificuldade em carregar o jugo oferecido pelo mundo.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16.15

“Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11.30

O cristão salvo é ordenado por Jesus à ir pelo mundo procurar os perdidos acorrentados, para que os liberte e passem a ser servos (serviçais) de Cristo.

CRISTO RESTAURA A JUMENTA

MATEUS
“2b. desprendei-a, e trazei-mos.
3 E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor os há de mister; e logo os enviará.
6 E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.”

Jesus Cristo observa o jumento, acorrentado pelo mundo, e com toda autoridade envia seus embaixadores para buscá-la.

“O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” Colocenses 1.13

O Senhor não precisa justificar, Ele é o dono e pode simplesmente nos resgatar. Assim disseram os discípulos “o Senhor precisa da jumenta”. O Senhor precisa de você!
A vida do jumento muda. De solitária, passa a ter muitos companheiros. De triste, agora passa a ser feliz. De suja, agora ela é limpa e preparada para servir à Cristo. Nós também fomos limpos e preparados: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.” João 15.3.

Obs: Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa. Assim Jesus teve piedade do jumento, não o separando de sua mãe.

O GRANDE DIA DO JUMENTO

Após toda a preparação, agora o jumentinho está debaixo de Jesus.
Aos seus olhos, ele vê multidões dizendo “hosana ao que vem em nome do Senhor”. Mas, grato e consciente, o jumento reconhece: “Hosana, verdadeiramente, ao meu Senhor, que está acima de mim. Que ele possa ser glorificado, e eu diminuído, para que em seu nome, eu alcance a salvação”.

 

Ricardo Martins Ribeiro
Vice-presidente do Ministerio Internacional de Libertação
Dirigente da Assembleia de Deus da Penha RJ - FIlial de Irajá

 

 

SABE A CRIAÇÃO DE DEUS TEM MUITO A ENSINAR PARA A HUMANIDADE EM SUA TOTAL SIMPLICIDADE.